quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aula no Laboratório de Informática

O ciclo da água

Aprendemos em sala de aula que o ciclo da água é constante, e para que ele ocorra é necessário algumas transformações físicas da água. Click no link abaixo e observe com atenção, a animação, e reveja tudo que falamos em sala de aula.
http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/
Agora, faça as atividades que seguem. Abraços!
1) Com base no que você aprendeu com a animação, escreva informações sobre o ciclo da água que se relacionem com cada uma das imagens.



2) Procure no dicionário o significado da palavra “hidrológico” e escreva-o abaixo.
3) Observe as situações a seguir – que fazem parte da rotina de sua casa – e relacione-as com as mudanças de estado da água.
 
4) Leia o texto abaixo:
ENCHENTES
por Nelson Nefussi e Eduardo Licco
 
Depois de vários estudos, ficaram patentes as três principais causas das enchentes que assolam as grandes áreas urbanas brasileiras: impermeabilização do solo, erosão e disposição inadequada do lixo.
Tradicionalmente, o problema das enchentes tem sido resolvido através de sistemas de rápido escoamento das águas das chuvas e de canalizações e retificações dos rios e córregos. Este procedimento é seguido na maioria das cidades brasileiras e se constitui em mais um esforço dos governos para minimizar os prejuízos causados pelas inundações. No entanto, com o avanço da fronteira urbana e a impossibilidade de se aumentar indefinidamente a velocidade de escoamento das águas coletadas, este tipo de solução começa a se mostrar insuficiente, uma vez que transfere os pontos de enchente cada vez mais para jusante. Em função disso, está em discussão a implementação de soluções alternativas, como uma experimentada na França, na qual se procura reter a água ao invés de fazê-la chegar de imediato aos cursos d’água. A água fica contida em pequenos reservatórios (ou mesmo em grandes “piscinões”, como o de São Paulo, no bairro do Pacaembu), sendo liberada aos poucos, após o pico das chuvas. Este conceito é adotado por vários países desenvolvidos, que não abandonaram, contudo, as medidas contra uma impermeabilização excessiva dos solos, o combate à erosão, a desocupação das áreas inundáveis e uma destinação final adequada ao seu lixo urbano.
Fonte: http://www.mre.gov.br
Agora responda:
a) Na região onde você mora há enchentes? O que acontece quando chove forte?
b) Na sua opinião, a construção de “piscinões” é uma medida eficaz para evitar enchentes? Por quê?
c) Como vimos no texto, algumas medidas contra as enchentes dependem de ações do governo. No entanto, há iniciativas que podem ser tomadas por cada um de nós para evitar que, ao chover, ocorram inundações. Cite algumas delas.

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