terça-feira, 27 de setembro de 2011

WEB QUEST


TRABALHANDO COM WEB QUEST

   Aula desenvolvida nos dias 26 e 27 /09/2011 no Curso Introdução a Educação Digital com a Professora Magda que está sendo realizado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil no Município de David Canabarro.

AR PURO E POLUÍDO



Turma 6º Ano

          Período a ser realizada a pesquisa:
* 3 períodos de 45 minutos para pesquisa de campo;
* 3 períodos de 45 minutos no Laboratório de Informática para elaborar o trabalho utilizando a ferramenta BrOffice.org Impress.

INTRODUÇÃO

          Muitas são as situações do nosso dia-a-dia em que percebemos a presença de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, estamos percebendo a presença do ar.

TAREFAS

         → Na prática os educandos deverão observar o seu sistema respiratório;
         → Deverão pesquisar situações em que o ar se encontra puro e poluído;
         → Listar as situações próximas à você;
         → Confeccionar cartazes com fotos, gravuras e frase para colar nos corredores do colégio;
         → Farão anotações dos dados coletados em seu caderno;

PROCESSO

           * Acompanhar seu processo de respiração;
           * Fazer um passeio pelas ruas para observar o ar;
           * Trazer fotos e gravuras para a sala de aula que retrate as situações observadas;
          * Confeccionar slides sobre o assunto pesquisado;
          * Produzir uma cena que conste o ar puro ou ar poluído para apresentar a classe.

RECURSOS

         → Pesquisa de campo próximo ao seu convívio;
         → Pesquisa em jornais e revistas;
         → Atividade no site:
http://ecologiaemrede.blogspot.com/2010/07/atividades-sobre-poluicao-do-ar-6-ano.htmlhttp://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=150:ar-puro-e-respiracao&catid=55:8-remedios-&Itemid=206
http://www.google.com.br/search?q=o+ar+puro&hl=pt-BR&biw=1016&bih=582&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=SwqBTvzPJ4-lsQKxyrX3Dg&sqi=2&ved=0CCwQsAQ
http://www.emdiv.com.br/pt/saude/solucoesnaturais/77-respirando-ar-puro.html
        → Vídeo sobre a Poluição do Ar:
http://www.youtube.com/watch?v=L6FbY1rklRE

AVALIAÇÃO

         A avaliação será baseado no interesse e  participação dos  alunos nas atividades propostas e desenvolvidas, levando em conta a coerência e a criatividade de cada grupo. A avaliação será dividida da seguinte maneira: (Peso:100)‏
      * Confecção do trabalho=(imagem, efeito, mínimo 10 slides e máximo 20  slides): 50
     * Apresentação oral: 25
     * Criatividade: 25

CONCLUSÃO

         Na discussão sobre esse tema os alunos deverão refletir  sobre o ar puro e o ar poluído, analisando os diferentes contextos e situações sendo assim nenhum ser vivo pode viver sem ele.

CRÉDITOS

Prô: Lurdinha
Lurdes Alves de Moraes
Formada em Ciências Físicas e Biológicas-Habilitação em Matemática;
Pós-graduada em Educação Inclusiva;
Pós-graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Educação Infantil.
Colégio Estadual Dom Antônio Macedo Costa - Ciríaco - RS
Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon - David Canabarro - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário